História

50 ANOS DE LUTA PELA CAUSA DA ENFERMAGEM NO PIAUÍ

A Associação Brasileira de Enfermagem Seção Piauí (ABEn-PI) foi criada em 22 de março de 1959, numa das salas do Hospital Getúlio Vargas, e teve como sua idealizadora a irmã Abrahide Alvarenga, então diretora da Escola de Auxiliar de Enfermagem Maria Antoinete Blanchot, que incentivou as enfermeiras presentes à época a tornarem parte do movimento de fundação da Seção Piauiense. Nessa data foi eleita à primeira diretoria em caráter provisório constituída pela presidente, Irmã Abrahide Alvarenga; vice-presidente, Nair Moita; 1ª secretária, Andrônica Almeida Borges; 2ª secretária, Valmira da Costa e Silva; 1ª tesoureira, Filomena Lelis Camelo; 2ª tesoureira, Maria Barbosa do Espírito Santo.

Após esse momento se passaram anos, de sua existência e a ABEn-PI, apesar do enfrentamento de várias dificuldades, retrata a história de lutas e as conquistas de um grupo de mulheres que conseguiram manter viva a associação e trabalham para o desenvolvimento social, político e cientifico da profissão.

 

Jornal ABEn

Enfermagem e Política e a Política da ABEn.
Processo democrático permitirá eleições simultâneas na ABEn Nacional, Seções e Regionais.Leia mais

Destaque

VEJABen

 

Rua Santa Luzia, 3010, Bl. "F", Apt. 32 - Conj. IAPEP - Ilhotas | CEP: 64001-800 | Teresina-Piauí | Telefone: (86) 3223-6691
© 2007-2016 ABEn-PI | Todos os Direitos Reservados